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Empresários querem exportar know how do sobá de Campo Grande

Donos de sobarias criaram franquia para mostrar a culinária de MS para o país

Publicado em 22/05/2011 08:01

Empresários querem exportar know how do sobá de Campo Grande
Prato típico de Campo Grande, MS, sobá vira franquia (Foto: Leandro Abreu/G1 MS)

O sobá é uma comida típica do Japão, mas que em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde está a terceira maior colônia japonesa do país, se tornou tradicional e foi incorporada a cultura local, conforme explica o presidente da Associação Okinawa do município, Jorge Tamashiro.

Em razão do sucesso do prato, cinco donos de sobarias da Feira Central da cidade, tradicional local de comercialização da iguaria, se uniram para exportar o know how e criaram a franquia 'Sobá de Campo Grande'.

Segundo Patrícia Ireijo Yoza, uma das sócias da franquia, essa é uma maneira de mostrar a culinária sul-mato-grossense para todo o Brasil. Ela comenta que além do sobá, vão fazer parte do cardápio outros pratos típicos do estado, como a mandioca amarela, costelinha de pacu e o espeto de filé.

A empresária diz que serão dois tipos de franquia colocadas a disposição dos empreendedores, a do restaurante de rua e a de fast-food direcionada para shoppings.

“Cada tipo de franquia terá sua própria metodologia de montagem do prato para agilizar mais o processo. As pessoas que forem investir receberão todo um treinamento, desde como se comportar, passando pelo preparo do sobá e das outras receitas, e até chegar ao padrão arquitetônico e de comunicação visual e social”, ressalta.

Patrícia comenta que já existem algumas pessoas interessadas em adquirir uma franquia. Ela revela que empresários de Londrina (PR) e Três Lagoas, na região leste do estado, já negociam com a diretoria nesse sentido.

Segredos do sucesso
A empresária aponta que o sobá de Campo Grande tem algumas caraterísticas que o diferem de pratos semelhantes e que acabam representando o segredo do seu sucesso com os consumidores. “O tempero e o macarrão caseiro são alguns dos segredinhos, mas é claro que também existem outros que não posso contar”, revela Patrícia.

A sócia revela que o lançamento oficial da franquia já tem data, vai ser durante a ABF Expo Franchising, que será realizado em junho, em São Paulo (SP). “Todos estão com uma ótima expectativa, esperamos ser muito bem recebidos em todas as cidades em que a franquia chegar, temos certeza que as pessoas vão gostar”, comenta.

História
O presidente da Associação Okinawa comenta que a receita à base de macarrão, carnes e diversos temperos, agradou tanto ao campo-grandense, que em 2006 a iguaria foi tombada como patrimônio cultural imaterial da cidade, e se transformou em um prato típico da capital sul-mato-grossense.

“Os japoneses chegaram aqui por volta de 1914, com o término da linha férrea no oeste do Brasil, para trabalhar na agricultura. Primeiro, o sobá era apenas para consumo próprio, mas depois eles perceberam que os brasileiros se interessaram pelo prato e após experimentarem, gostaram muito. Foi aí que começaram a comercializar”, explica.

Segundo Tamashiro, os primeiros pontos de comercialização do sobá em Campo Grande, foram um bar no centro da cidade e uma casa, que ficava próxima a uma cooperativa agrícola. “A partir daí, no início da década de 60 o prato começou a ser comercializado na Feira Central, localizada na antiga estação ferroviária, onde hoje é o Mercadão Municipal”, completou.

Ele destaca que em 2009, a iguaria ganhou mais um reconhecimento público de sua importância para Campo Grande. Foi inaugurado nas novas instalações da Feira Central, na rua 14 de Julho, o 'Monumento do Sobá'.

Além do monumento, o local concentra 20 estabelecimentos que oferecem o sobá e ainda outros pratos regionais.

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