Chapadão do Sul, Paranaíba e Aparecida do Taboado entram no roteiro de feira que promete 800 vagas na cadeia florestal
Programa da Arauco leva capacitação, inscrições e experiências práticas para municípios do Bolsão
Publicado em 28/04/2026 07:00
A expansão do setor de celulose em Mato Grosso do Sul começa a se refletir diretamente na oferta de qualificação profissional no interior. A Arauco iniciou uma feira itinerante de profissões que vai passar por seis cidades, com destaque para Chapadão do Sul, Paranaíba e Aparecida do Taboado, levando oportunidades concretas de formação e emprego.
A ação integra o Programa Colheita de Talentos, que prevê a capacitação de 750 operadores de máquinas florestais e 50 mecânicos para atuação na colheita de eucalipto que abastecerá a futura fábrica de celulose da empresa em Inocência.
Aberta ao público e com entrada gratuita, a feira funciona como porta de entrada para o processo seletivo. Durante o evento, os interessados podem se cadastrar para disputar uma vaga no curso de formação, que terá duração de 75 dias úteis e oferta de bolsa-auxílio.
A programação aposta na experiência prática para atrair o público. Simuladores de máquinas como harvester e forwarder permitem que visitantes vivenciem a rotina da operação florestal. Também estão previstas demonstrações técnicas na área de mecânica, além de atividades com realidade aumentada, que colocam o participante na perspectiva do operador em campo.
De acordo com o gerente de Gestão de Pessoas da empresa, Reginaldo Sene, a proposta é democratizar o acesso à informação e às oportunidades. “Queremos mostrar que é possível ingressar em uma nova carreira, mesmo sem experiência prévia, a partir da qualificação”, afirma.
A feira percorre ainda Três Lagoas e Água Clara, sempre de terça a quinta-feira, das 10h às 20h, em locais públicos de fácil acesso.
A iniciativa faz parte do Projeto Sucuriú, investimento de US$ 4,6 bilhões que marca a entrada da divisão de celulose da companhia no Brasil. A planta industrial, em construção, deve iniciar operação no fim de 2027 e já movimenta a economia regional.
A expectativa é de que, durante as obras, mais de 14 mil empregos sejam gerados. Após a conclusão, cerca de 6 mil postos diretos devem ser mantidos nas áreas industrial, florestal e logística, consolidando o Estado como um dos principais polos do setor no país. (Com informações COR Comunicação).
Costa Rica em Foco
