Costa Rica 20 ℃

Costa Rica e Alcinópolis no Avistar-2012

Os municípios vão participar do maior congresso de observadores de pássaros da América Latina

Publicado em 10/04/2012 09:36

Foto: Divulgação

As cidades de Costa Rica (MS) e Alcinópolis (MS) juntamente com o município de Chapadão do Céu (GO), vão participar do Avistar 2012, o maior evento de observadores de pássaros da América Latina.

O congresso será realizado no período de 18 a 20 de maio de 2012, no parque Vilas Lobos, em São Paulo (SP).

Os três municípios juntos vão representar o PNE - Parque Nacional das Emas, a maior unidade de conservação do Bioma Cerrado, com seus mais de 130 mil hectares.

Também por meio das secretárias de Turismo das cidades sul-mato-grossenses será feita a divulgação do roteiro turístico Eco Parks Tour, roteiro esse que tem recebido turistas principalmente da Europa e Estados Unidos.

Os turistas têm a chance de conhecer cinco unidades de conservação: Monumento Natural Serra do Bom Jardim; Parque Natural Municipal Templo dos Pilares- Alcinópolis; Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Alcinópolis e Costa Rica); Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú (Costa Rica) e Parque Nacional das Emas (GO e MS), cada uma com suas diferenças, que têm encantado os turistas.

A participação na Avistar-2012 vem de encontro com o segmento de turismo que está crescendo muito nos últimos anos, que é o de observadores de pássaros, birdwatching, esse roteiro que integra os municípios de Alcinópolis e Costa Rica, bem como as cidades de Chapadão do Céu, Serranópolis (GO) e Mineiros (GO), proporciona aos observadores, iniciantes ou mais experientes, a descobrir e desfrutar as riquezas das Unidades de Conservação, na enorme variedade de espécies de aves, algumas endêmica e outras ameaçadas de extinção como o Tié-Bicudo e Arara Azul Grande.

Além da participação como expositores, será apresentado no Congresso da AVISTAR, o roteiro, que tem como tema: Emas-Taquari, por formar o corredor da biodiversidade entre o Cerrado e Pantanal.

Está é a primeira vez que municípios do Centro Oeste se unem para participar em conjunto de um evento dessa grandeza, mostrando que só a regionalização do turismo com roteiros definidos, que irá impulsionar o turismo na Região.

Será um avanço para o turismo da Região, possibilitando a diversificação dos destinos turísticos, saindo do eixo Pantanal – Bonito e com a conclusão da pavimentação da BR 359 entre Coxim (MS) e divisa de Goiás (GO), integrará os Pantanais da Nhecolândia e Paiagua - Coxim e Rio Verde de Mato Grosso (MS) ao corredor da biodiversidade Cerrado/Pantanal até ao Parque Nacional das Emas, passando por Alcinópolis e Costa Rica.

Com informações Alcinópolis.com

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar