Grupo YSER, de Portugal, planeja investir R$ 40 milhões no MS, sendo uma parte substancial em Costa Rica
A estimativa é que sejam gerados em torno de 2,5 mil empregos diretos e para a qualificação da mão-de-obra o Município garante que estará reforçando parceria junto ao SENAI
Publicado em 02/04/2013 06:59
A YFLORA Agroflorestal LTDA – empresa do Grupo YSER - pretende investir cerca de R$ 40 milhões em Mato Grosso do Sul, sendo que a maior parte do investimento, segundo o diretor de Planejamento e Operações Florestais da YFLORA, Rui Pedro Ribeiro, será no Município de Costa Rica – MS.
Em reunião realizada no início do mês de março, no gabinete do prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PR), Rui Ribeiro declarou que serão plantados em Mato Grosso do Sul 25 mil hectares de pinus, sendo 20 mil hectares em Costa Rica e região atingindo um raio de até 100 quilômetros, e os outros cinco mil hectares serão plantados em Campo Grande – MS.
Conforme o diretor da YFLORA, para estarem aptos em ter as terras aprovadas pelo grupo, os proprietários rurais vão precisar montar polos regionais no Município e também no entorno que deverão ter no mínimo mil hectares de área para que a empresa invista na propriedade com o plantio dos pinus. A previsão é que o grupo faça esse plantio no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015.
“Os pinus podem ser plantados em qualquer área, pois eles se adaptam a qualquer tipo de solo, no entanto, é fundamental que cada polo criado tenha a licença ambiental e o cadastro do INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - em dia”, explicou Rui Ribeiro.
Diante dessas informações, o prefeito Waldeli durante a reunião convidou a YFLORA para estar realizando um Seminário com o objetivo de mobilizar os prefeitos das cidades vizinhas que ficam em um raio de 100 km, os proprietários rurais, empresários, entidades e a comunidade em geral com a finalidade de esclarecer as intenções do grupo na cidade.
“Empreendimentos como esses são fundamentais porque vão permitir além da melhor distribuição da renda no Município, também irá trazer o progresso para a Região Norte do Estado", exaltou Waldeli que acrescentou “sabemos da importância de qualificar a mão de obra e, por isso, vamos procurar parceria junto ao Sistema FIEMS - para oferecer a qualificação profissional”, afirmou o prefeito.
Viveiro de Mudas
A YFLORA e a BIOTEV – Biotecnologia Vegetal LTDA estarão implantando em Costa Rica já no segundo semestre deste ano o Viveiro de Mudas visando assim atender a demanda de plantio para o mês de janeiro de 2014. O viveiro será instalado na área de 13 hectares que foi doada pelo Município, localizada no Anel Viário – MS 135.
Geração de Emprego
Com a implantação do Viveiro de Mudas no segundo semestre deste ano, o diretor da YFLORA afirma que serão gerados de 120 a 200 empregos diretos. Já no período de janeiro de 2014 até dezembro de 2015 a perspectiva é que essas oportunidades de trabalho dobrem, podendo chegar a 400 empregos diretos.
A estimativa para a extração da resina é para daqui sete anos, ou seja, no ano de 2020. Com o início do processamento no campo serão ofertados em Costa Rica mais de 2 mil empregos diretos. O óleo-resina de pinus é utilizado como matéria-prima na fabricação de remédios, perfumes, colas, tintas, vernizes, plásticos, óleo combustível e até goma de mascar.
Também será nesse período que a YFLORA estará avaliando e escolhendo diante da melhor logística qual será o local dentro do Estado de Mato Grosso do Sul para a instalação da indústria. O Grupo YSER já tem instalações em São Paulo, Campo Largo, no Paraná, Minas Gerais e agora em Mato Grosso do Sul.
SENAI
Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, o prefeito Waldeli declarou que o Município de Costa Rica estará reafirmando a parceria que tem com a FIEMS - Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul por meio do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - para oferecer qualificação de mão-de-obra para os moradores da cidade e também da região, uma vez que a YFLORA estará gerando cerca de 2.500 empregos diretos.
“Por acreditamos no respeitável trabalho que o Sistema FIEMS desenvolve no Estado vamos buscar mais essa importante parceria para a nossa cidade que estará gerando futuramente com a instalação da YFLORA milhares de empregos para a nossa população”, destacou.
Waldeli disse que tem muito interesse e urgência em fechar essa parceria com o SENAI. “Precisamos investir cada vez mais na qualificação profissional. Investir para que os moradores de Costa Rica possam aprender uma profissão e, desta forma, conquistar um bom emprego e melhorar a sua qualidade de vida. Isso sempre foi um dos meus sonhos”, finalizou o prefeito.
Seminário
A YFLORA realiza nesta quarta-feira, 03 de abril de 2013, às 19 horas, no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação de Costa Rica, o Seminário de apresentação do grupo que terá o principal objetivo de apresentar as ideias e projetos da mesma para Costa Rica e região, além de prestar esclarecimentos sobre a instalação da empresa em Costa Rica