Contribuintes já podem declarar o Imposto de Renda; confira nova ferramenta para consulta de imóveis
Novo site dos cartórios do MS facilita acesso a registros obrigatórios exigidos pela Receita Federal
Publicado em 19/03/2025 07:26
Os contribuintes do Mato Grosso do Sul que precisam declarar o Imposto de Renda 2025, cujo prazo já começou na segunda-feira (17) e segue até 30 de maio, contam com uma nova ferramenta digital para facilitar o preenchimento das informações sobre imóveis. O site www.ridigital.org.br reúne dados oficiais de registros imobiliários e permite a consulta de matrículas, pesquisa de bens e solicitação de certidões pela internet.
A plataforma foi desenvolvida pelo ONR - Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis - e congrega informações de todos os 3.621 Cartórios de Registro de Imóveis do Brasil, contendo cerca de 70 milhões de matrículas cadastradas desde 1976.
Facilidade para a declaração do IR
Na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal exige diversas informações sobre os imóveis dos contribuintes, como:
- Data de aquisição;
- Forma de pagamento;
- Descrição do imóvel (incluindo reformas e ampliações);
- Área total e unidade;
- Número da matrícula e cartório de registro.
O RI Digital possibilita a consulta dessas informações de forma rápida e segura. Para visualizar a matrícula do imóvel, basta acessar o site e selecionar a opção “Visualização da Matrícula” no menu de serviços.
Caso o contribuinte não saiba onde seu imóvel está registrado ou não tenha os dados da matrícula, é possível utilizar a ferramenta Pesquisa Qualificada, que permite a busca por nome do proprietário, CPF ou CNPJ.
Além disso, o site oferece a opção de emissão da Certidão do Imóvel em formato digital (PDF) ou impresso, garantindo autenticidade e validade legal para qualquer finalidade.
Prazos e penalidades
O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2025 vai até 30 de maio. O programa gerador pode ser baixado no site da Receita Federal, e os contribuintes também podem recorrer a contadores para auxílio no preenchimento.
Aqueles que não realizarem a declaração ou a entregarem com atraso estarão sujeitos a multas, que variam de um valor mínimo de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.
Para acessar os serviços digitais dos cartórios e garantir todas as informações necessárias para a declaração, basta visitar o site www.ridigital.org.br.
(Com informações Assessoria de Imprensa do ONR).
Costa Rica em Foco