Exame da Ordem reprova 90% dos candidatos, o pior índice da história
A cada 10 candidatos, 9 reprovaram no exame da Ordem dos Advogados
Publicado em 04/07/2011 16:23
A cada 10 candidatos, 9 reprovaram no exame da Ordem dos Advogados, realizado em dezembro do ano passado. São 90% de reprovados, o pior índice desde a criação da prova.
Em 2010 a OAB Nacional unificou a seleção e mudou a instituição que elabora a prova, quem faz é a Fundação Getúlio Vargas e as mesmas questões são aplicadas em todo o País.
Segundo o jornal o Estado de São Paulo, apenas 9,74% dos bacharéis em Direito foram aprovados de um total de 116 mil inscritos no Brasil.
Os números mostram, inclusive, que os treineiros - estudantes do último ano da graduação (9.º e 10.º períodos), tiveram desempenho superior ao dos diplomados.
Até o pior resultado foi no primeiro exame de 2010, quando apenas 14% foram aprovados no País. Há 3 anos, o índice era de 28,8%.
Mesmo assim, o índice foi considerado baixo e a OAB de Mato Grosso do Sul anunciou que começaria a reforçar o trabalho de supervisão do ensino nas faculdades do Estado, aumentar o número de palestras aos alunos dos 4º e 5º anos de Direito, sobre a importância da preparação para o exame.
Em maio deste ano, a Comissão de Acadêmicos Estagiários da OAB/MS fez uma Audiência Pública para discutir reformas no Exame da Ordem.
Entres as mudanças propostas pela Comissão estão à alteração da quantidade anual de exames, que hoje são 3, a regionalização das bancas de recurso e o aproveitamento da primeira fase.
Documento foi enviado para o Conselho Federal com as sugestões.
A OAB fechou as inscrições do primeiro concurso deste ano em junho e a prova será aplicada no dia 17 de julho. A segunda está prevista para 21 de agosto. (Campo Grande News).
Pode te Interessar
Uma das mais queridas das consumidoras
O Boticário reforça a expertise em perfumaria com intensidade e lança Florat, a versão mais intensa da linha RedUm Novo Capítulo
16ª Subseção da OAB/MS inicia um novo capítulo de sua história