Costa Rica 17 ℃

Prefeitos vão eleger diretoria da Assomasul dia 22

Ocorrerá das 8h às 17h, na sede da entidade, em Campo Grande

Publicado em 10/01/2013 08:03

Prefeitos vão eleger diretoria da Assomasul dia 22
Foto:Assomasul

Pelo menos quatro dos 79 prefeitos do Estado estão de olho na presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), cuja eleição ocorrerá no próximo dia 22, em Campo Grande.

Assinado pelo presidente Jocelito Krug (PMDB), o ‘edital da convocação’ foi publicado no último dia 4 de janeiro no Diário Oficial dos Municípios.

A votação que elegerá o novo presidente da Assomasul, além dos demais cargos da diretoria e o Conselho Fiscal, ocorrerá das 8h às 17h, na sede da entidade, em Campo Grande.

O edital indica ainda, além da data da eleição, o prazo para inscrição das chapas, que se expira no dia 22, um dia antes do pleito, e a posse da nova diretoria que ocorrerá em 31 deste mês.

Apesar da movimentação dos pré-candidatos em busca de apoio nos municípios, a intenção predominante é realizar uma eleição por meio de consenso visando à composição de uma chapa eclética que conte com a participação de vários partidos.

Os prefeitos de Dourados, Murilo Zauith (PSB); de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (PR); de Nova Andradina, Roberto Hashioka (PMDB); e de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB), são os principais interessados na disputa.

Apesar de teoricamente ser restrita apenas aos prefeitos, a campanha em torno do comando da Assomasul sempre envolve, nos bastidores, os principais líderes políticos do Estado pela importância da entidade no contexto estadual e nacional.

Além de dar visibilidade política a seus dirigentes, a Assomasul tem trânsito livre entre os principais órgãos governamentais, incluindo os governos estadual e federal, Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional, o que lhe dá um forte poder de negociação institucional em torno de mais recursos para os municípios.

Uma reunião deve ocorrer em torno da composição de uma chapa única na tentativa de consolidar o mesmo projeto municipalista construído há dois quando houve a escolha da atual diretoria da entidade.

Á época, apesar do clima da disputa, Jocelito Krug foi eleito com apoio de toda a classe política estadual.

Além da presidência, compõem a diretoria da Assomasul os seguintes cargos: 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Secretário-Geral, 1º Secretário-Geral, 2º Secretário-Geral, Tesoureiro Geral, 1° Tesoureiro, Dir. Relações Públicas, Dir. Assuntos Municipalistas, Diretor de Patrimônio, Diretor de Saúde, Diretor de Cultura, Diretor Esportivo, incluindo três membros do Conselho Fiscal e seus suplentes.

Fonte: Willams Araújo/Assomasul

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar