Costa Rica 26 ℃

Festa de Figueirão é provada como Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul

Evento agora é inserida no livro das Celebrações do Patrimônio Imaterial de MS

Publicado em 11/08/2021 08:35

Folião segura a tradicional bandeira da Festa do Divino (Foto: Carlos Diehl)

A Festa do Divino de Santa Tereza, de Figueirão - MS agora é oficialmente considerada Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul.

A decisão foi do Conselho Estadual de Políticas Culturais, aprovada ontem (10). De acordo com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a festa foi inserida no livro das Celebrações do Patrimônio Imaterial.

Agora, é oficialmente reconhecida por sua manifestação cultural religiosa popular e oral, com o envolvimento dos moradores da comunidade. A celebração segue normas moldes do passado, que assim transmitem a memória e os costumes coletivos.

Ainda de acordo com informações da Fundação de Cultura, a Festa do Divino Espírito Santo acontece tradicionalmente na fazenda Santa Tereza, propriedade da família Malaquias. As festividades acontecem 50 dias após a Páscoa.

A festa conta com vários foliões, que juntos percorrem a cavalo aproximadamente 45 fazendas durante duas semanas. Em cada lugar que chegam, os foliões realizam rezas e cantorias acompanhadas de instrumentos musicais como a sanfona, violões e pandeiros.

Por fim, acontece o encontro das bandeiras, seguido do da tradicional missa, queima da fogueira,  apresentação de catira e baile que vai até o amanhecer, tudo regado à aguardente e muito churrasco.

A origem da festa é uma promessa feita por dona Maria Francelina de Jesus por causa de uma epidemia de febre amarela. Ela era a segunda mulher de Joaquim Malaquias da Silva e o filho dele, seu Domingos Malaquias, é quem conta toda a história. Ele relata que as preces de dona Maria foram ouvidas e o remédio para a febre chegou, salvando muitas pessoas. Até hoje, seu Domingos é o responsável pelo evento na comunidade, continuando o pagamento da promessa feito por dona Maria.

Os moradores organizam entre si quem fica responsável pela organização, limpeza e serviços de cozinha. Ao fim de cada festa, é feito um sorteio para distribuir os trabalhos para o ano seguinte. A festa já é realizada há mais de 100 anos.

Com informações Bárbara Cavalcanti / Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar