Costa Rica 27 ℃

Após conversa com Giroto, Anac autoriza retomada das obras de aeroporto

A obra ficou parada em virtude da falta de definição de órgão federal

Publicado em 01/07/2011 15:02

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou hoje (01/07) o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul a retomar as obras do aeródromo de Três Lagoas.  O ofício 26/2011, endereçado à Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes, foi redigido após conversa do deputado federal Giroto (PR-MS) com o diretor de infraestrutura Aeroportuária, Rubens Carlos Vieira.

Em 2009, foi autorizado o início das obras de adequação de cerca de proteção, instalação de balizamento noturno da pista e pátio de manobras, alargamento de pista e implantação dos Serviços de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (Sescinc) no aeroporto.

Entretanto, a obra ficou parada em virtude da falta de definição de órgão federal que ficaria responsável por administrar os recursos da União, já que o Governo Federal definiu que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acompanharia a execução da obra, depois transferiu a responsabilidade para o Ministério da Defesa e agora devolveu este compromisso à Anac, por isso foi emitida hoje a autorização.

O diretor da Agência, Rubens Vieira, afirma no documento que “faz-se necessário que a Secretaria de Obras Públicas e de Transportes do Estado do Mato Grosso do Sul realize uma nova licitação para contratar empresa que assegurará a continuidade e a consecução da obra já iniciada no aeródromo de Três Lagoas”.

Desta maneira, o Governo do Estado pode retomar a obra de R$ 2,6 milhões no aeroporto Plínio Alarcon, de Três Lagoas, que possibilitará o pouso e decolagem de vôos comerciais regulares.

“Os vôos regulares serão importantes para atender o fluxo de aeronaves que deve crescer nos próximos anos com a instalação de empresas em Três Lagoas e região”, afirmou o parlamentar sul-mato-grossense, ressaltando que a demanda vai crescer em virtude da instalação da fábrica de fertilizantes da Petrobrás, da fábrica de celulose, de siderúrgica e da empresa Fibria. Três empresas aéreas já manifestaram interesse em operar no município: Azul, Trip e Passaredo.

O sub-secretário de Representação do Estado de Mato Grosso do Sul no Distrito Federal, Luiz Fernando dos Santos, também participou da reunião na Anac. (Da assessoria).

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar