Costa Rica 17 ℃

Chapadão do Sul é finalista nacional do Prefeito Empreendedor

A solenidade de Premiação Nacional da VII Edição do Prêmio será na terça-feira (15), na Sede do Sebrae Nacional, em Brasília

Publicado em 14/05/2012 09:22

Chapadão do Sul é finalista nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O município foi o vencedor da etapa estadual e representará Mato Grosso do Sul na disputa nacional.

A solenidade de Premiação Nacional da VII Edição do Prêmio será na terça-feira, dia 15, às 18 horas na Sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

O projeto de Chapadão do Sul, vencedor da Etapa Estadual, destaca 8 ações integradas que foram desenvolvidas pela Prefeitura para apoiar as micro empresas, empresas de pequeno porte e o desenvolvimento rural sustentável.

Uma das ações foi melhorar o atendimento ao cidadão, modernizando a gestão pública. Para isso, foi criada no segundo semestre de 2010 a Central de Atendimento ao contribuinte que incentivou a formalização de empresas na categoria de micro empreendedor individual, aumentou a arrecadação municipal e diminuiu a burocracia de documentos.

O fortalecimento da produção e da governança nos assentamentos rurais e comunidade rural Pedra Branca foi uma ação implantada pela Prefeitura que possibilitou a formalização de parcerias para o desenvolvimento dessas comunidades, buscando o aumento da renda familiar.

Outra ação melhorou os incentivos à produção de leite nos assentamentos, com incentivos ao crédito e parcerias para o aumento da produção e da renda. A Prefeitura investiu na assistência técnica rural voltada as pequenas propriedades rurais, melhorou estradas, adquiriu novas máquinas para a patrulha mecanizada, facilitando com isso a mobilidade e o escoamento da produção, promovendo a inclusão digital, diminuindo os gastos com manutenção, bem como conscientizando os produtores quanto ao manejo correto dos recursos naturais, e outros.

Uma ação que também promove o desenvolvimento rural foi a ampliação da feira do produtor, com a construção de novos banheiros que oferecem acessibilidade e conforto aos visitantes. A feira oferece nova alternativa de entretenimento as famílias do município além de possibilitar o aumento da comercialização dos produtos derivados dos produtores rurais.

A Prefeitura buscou também a capacitação de funcionários públicos e sociedade civil com foco no planejamento local, modernizando a gestão pública para o desenvolvimento sustentável. A elaboração dos Planos Participativos foi na mesma direção.

O projeto destaca também a ampliação das compras feitas pela Prefeitura das Micro e pequenas empresas do município, desburocratizando os processos licitatórios, aumentando as receitas próprias, além de promover a geração de emprego e renda.

Desde que regulamentou da Lei Geral da Micro e pequena empresa, primeiro município do Estado a tomar essa iniciativa, a cada 100 empresas contratadas pela Prefeitura 77 são estabelecidas em Chapadão do Sul.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar