Costa Rica 27 ℃

Curso de medicina e hospital universitário já são propostas oficiais na UFMS

Ficou programada a realização de uma audiência em Três Lagoas

Publicado em 27/10/2011 09:00

A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB) e o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) oficializaram na quarta-feira (26) a solicitação de implantação da faculdade de medicina e a construção do hospital escola no município de Três Lagoas. Eles estiveram em audiência com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professora Célia Maria Silva Correa de Oliveira., onde  foi entregue um documento com o pedido oficial e o compromisso de parceria. Também acompanharam  a audiência o vereador Antonio Luiz Empke Júnior (PMDB) e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dercir Pedro de Oliveira, que já coordenou o curso de direito na UFMS de Três Lagoas.

A reitora da UFMS afirmou que a implantação de mais uma faculdade de medicina em Mato Grosso do Sul já está nos planos do Ministério da Educação e Cultura, que já anunciou que precisa ampliar as vagas de medicina no Estado nos próximos dois anos. “As chances são grandes, pois o município de Três Lagoas oferece todas as condições de infra-estrutura e possui uma demanda de estudantes que comporta mais uma opção na universidade”, afirmou. Ela lembrou ainda que outro fator que vai influenciar na escolha pela cidade será o fato de que o campus de Três Lagoas já possui o curso de enfermagem , que também será beneficiado com o hospital escola, que poderá  usufruir de profissionais gabaritados, absorvendo a mão de obra local.

A prefeita Márcia Moura se comprometeu a lutar “com unhas e dentes” pela implantação do curso de medicina na cidade.  “ Vamos buscar todos os recursos  e a infra-estrutura necessária para isso. Como curso, além de atender a demanda dos estudantes, será um grande passo para atender outro problema na cidade, que é o atendimento médico hospitalar, que será bastante amenizado com um novo hospital público”, destacou.

O deputado Eduardo Rocha enfatizou a importância de um curso como este em Três Lagoas. Ele também garantiu que irá buscar através de emendas e incentivos todos os investimentos financeiros necessários para a construção do hospital-escola e a implantação de um curso de qualidade em Três Lagoas.  “Essa será uma das minhas principais missões no próximo ano. Vamos inaugurar uma nova era na cidade de Três Lagoas com um hospital modelo e um curso de medicina “, disse o parlamentar.

Durante a reunião já ficou definido que nos próximos dias serão agendadas uma visita ao ministro da Educação, com a presença da reitora da UFMS, da prefeita Márcia Moura, do deputado Eduardo Rocha e da vice-governadora Simone Tebet, também defensora da proposta.  Também ficou programada a realização de uma audiência em Três Lagoas para envolver a sociedade e a comunidade universitária neste projeto, que vai mudar a história da saúde na cidade. Atualmente  a cidade possui dois hospitais, ambos privados. Apenas o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora atende pacientes do SUS.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar