Costa Rica 16 ℃

População de Figueirão recebe atendimento preventivo do Câncer

As mulheres que realizarem os exames preventivos irão receber um kit beleza

Publicado em 26/10/2011 07:01

Atendimento em Figueirão (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Figueirão (MS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente juntamente com o Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Sindicato Rural de Figueirão estão realizando a coleta de exames preventivos do câncer de colo de útero e câncer de mama.

Os exames preventivos são feitos dentro de uma unidade móvel, estacionada na UBS - Unidade Básica de Saúde do Jardim Aeroporto. A unidade móvel de atendimento pertence a CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e Senar.

A analista de qualificação profissional do Senar, Pauline Cury conta como funciona o programa útero é vida.

- O programa tem como objetivo atender mulheres produtoras rurais de regiões distantes aos grandes centros, destaca Pauline que conta que de março até agora foram atendidos mais 20 municípios em MS. O Estado é o segundo da federação que está recebendo a unidade móvel para realizar os exames preventivos.

O secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, Jorge Roberto Mortari falou da importância de realizar os exames preventivos.

- É essencial para a prevenção do câncer. Os índices de mortalidade no País são altos e o diagnóstico precoce é indispensável para o tratamento, para que possa fornecer melhor qualidade de vida às mulheres.

Maria Souza Zotelli, 44 anos comentou a importância de realizar os exames no município.

- Muito bom realizar os exames aqui sem precisar deslocar para outra cidade.

Já a moradora Silvia Aparecida Barbosa, 42 anos, falou sobre os exames realizados em Figueirão.

- É muito bom para as mulheres, pois além de realizar os exames aqui mesmo, os resultados virão para a Secretaria de Saúde do Município.

As mulheres que realizarem os exames preventivos irão receber um kit beleza, é uma forma de agradecimento do Senar.

Os resultados têm o prazo de 15 dias e serão encaminhados para o Sindicato Rural de Figueirão que encaminhará para a Secretaria de Saúde.

Atualmente são três unidades de atendimentos móveis em todo o Brasil, cada ano é sorteado um Estado para realizar os atendimentos. (Com informações da assessoria de imprensa).

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar