"Cidade abandonada": lixo nas ruas e mato alto colocam Costa Rica em 1° lugar no ranking de casos prováveis de Chikungunya
Assim como a Dengue e o Zicavírus, a Chikungunya também é transmitida por meio do mosquito Aedes aegypti
Publicado em 07/02/2024 13:33
Para quem costuma andar por Costa Rica/MS, não é novidade encontrar locais da cidade com sinais de abandono. O lixo e o mato alto, em terrenos públicos e particulares estão tomando conta da cidade que era conhecida como referência e exemplo de gestão pública, e hoje amarga o 1° Lugar no Ranking Estadual que aponta os casos prováveis de Chikungunya.
O Ranking da Vergonha conquistado por Costa Rica tem levado preocupação aos moradores da cidade, bem como a Vigilância Sanitária Estadual.
Segundo o último Boletim Epidemiológico, divulgado na última terça-feira (06), Costa Rica tem 185 caos prováveis de Chikungunya, líder disparada no ranking, já que a segunda colocada, Paranhos/MS tem 83 casos prováveis. Até a publicação dessa matéria não havia nenhum caso confirmado em Costa Rica.
Ainda conforme os dados epidemiológicos estaduais, Costa Rica está na 4° posição com 193 casos prováveis de Dengue, e 1 caso confirmado, segundo os dados atualizados também na última terça-feira (06). No caso do Zica vírus não há casos prováveis e tão pouco confirmados em Costa Rica, de acordo com os últimos dados divulgados em janeiro de 2024.
Vale ressaltar que a melhor forma de prevenção da dengue, zika chikungunya é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros do mosquito, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Dessa forma, a população pode ajudar cuidando do seu quintal e de suas casas.
Na contrapartida cabe ao Poder Público também cuidar dos terrenos baldios públicos e quando privados aplicar multas para construir com a limpeza da cidade, assim como realizar rigorosamente a coleta seletiva do lixo domiciliar e ainda fazer manutenção nas caçambas de lixos localizadas nas saídas da cidade.
Costa Rica em Foco
Confira a Galeria de Imagens:
Pode te Interessar
Dia Nacional do Combate ao Fumo
Brasil acende alerta para trombose em meio a 25 milhões de fumantes