Costa Rica 32 ℃

Costa Rica intensifica ações de combate à Tuberculose

O dia 24 de março é um dia de mobilização mundial que busca envolver todas as esferas de governo

Publicado em 25/03/2013 17:34

O tratamento e os remédios são um direito de todos (Foto: Divulgação)

Nesta semana, a Secretaria de Saúde Pública de Costa Rica – MS por meio da Coordenação de Atenção Básica promove uma série de ações nas unidades de Saúde – ESFs – Estratégia de Saúde da Família - para conscientizar a população sobre a tuberculose e informar seus riscos. A mobilização acontece em função do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, celebrado no domingo, dia 24 de março, e irá envolver todos os postos de saúde da cidade.

Na noite de quarta-feira (27), a partir das 19h, a Secretaria de Saúde também estará realizando uma ação especial no Mercado do Produtor – Feira, onde na oportunidade será distribuindo materiais educativos sobre a tuberculose, além de informações gerais a respeito do tratamento.

A coordenadora Municipal de Atenção Básica, Daiane de Souza Pupin, enfatiza que a tuberculose tem cura. O tratamento e os remédios são um direito de todos. “Nossa ação na Feira do Produtor visa alertar e informar a população sobre a Tuberculose, pois é uma doença grave, mas que tem cura”, afirma Daiane.

De acordo com a secretária de Saúde, Adriana Tobal, estas ações são preventivas e de fundamental importância. “As pessoas que estão com tosse há mais de duas semanas e com sintomas de emagrecimento devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa”, ressaltou.

A secretária de Saúde, Adriana Tobal, explica que as ações do Programa Tuberculose acontecem durante todo o ano, mas são intensificadas durante o período para fortalecer a luta pela erradicação da doença.

Conforme a coordenadora Municipal de Atenção Básica, Daiane de Souza Pupin, os principais objetivos da campanha de mobilização são orientar a população e divulgar os sintomas da tuberculose; encorajar os sintomáticos respiratórios a buscarem uma unidade de saúde para mais esclarecimentos.

A doença tem cura e a luta contra a tuberculose depende muito do diagnóstico precoce, das informações, suspeição, sinais e sintomas que devem ser divulgados à sociedade. “Convocamos a todos na mobilização de controle e combate à doença. Ao perceber qualquer pessoa com tosse há mais de três semanas, ou caso suspeito, encaminhe esta pessoa para a unidade de saúde mais próxima de sua casa, que um profissional de saúde irá recebê-lo e lhe dar todas as orientações”, explica Daiane.

Combate

O dia 24 de março é um dia de mobilização mundial que busca envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta contra a doença. Foi instituído em 1982 pela OMS - Organização Mundial da Saúde e pela IUATLD - União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares, para homenagear os 100 anos de descoberta do bacilo causador da tuberculose por Robert Kock, em 1882.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar