Costa Rica 23 ℃

Costa Rica e mais 28 cidades de Mato Grosso do Sul estão em alerta para risco de morte por causa das altas temperaturas

Temperaturas têm registrado recordes em todo Mato Grosso do Sul, cuidados com a saúde devem ser priorizados

Publicado em 07/10/2020 06:55

Alerta pelo emitido Inmet (Imagem: Divulgação)

Moradores de Costa Rica, Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora, São Gabriel do Oeste, Terenos e Três Lagoas estão em alerta para risco de morte por hipertermia - quando a temperatura do corpo humano aumenta até o organismo entrar em colapso.

As altas temperaturas nunca registradas no Estado serão mais perigosas no Centro, Norte e Leste de Mato Grosso do Sul. Os mais suscetíveis aos riscos são crianças, idosos e cardíacos. Conforme alertas emitidos pelo Inmet -  Instituto Nacional de Meteorologia – a umidade relativa do ar está na casa dos 10% e as temperaturas chegam até 5 °C acima da média no Estado.

Atenção, ao sinal de qualquer situação adversa o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil devem ser acionados gratuitamente. Os telefones de contato são, 193 e 199, respectivamente.

Cuidados

Sintomas como desconforto nos olhos, boca e nariz, dores de cabeça, confusão mental, cãibras e desidratação podem ser os indícios causados pelas condições climáticas extremas.

Pelos padrões da OMS - Organização Mundial da Saúde - a umidade ideal é de 60%. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele para evitar dermatites.

Também é recomendado não se expor ao sol e, se o fizer, utilizar sombrinha ou guarda-chuva, além de fazer uso de umidificadores de ar.

O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h, sendo salutar para o período usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras. Com informações Gabrielle Tavares / Correio do Estado.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar