Costa Rica 26 ℃

COP 28: fundo de US$ 420 mi é criado para ajudar países afetados; Brasil pode receber

Fundo já havia sido criado na última COP, no Egito; Brasil pode ser beneficiado por ser país em desenvolvimento

Publicado em 01/12/2023 17:09

A  COP 28 - Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - anunciou na quinta-feira (30), em Dubai, a criação de um fundo de US$ 420 milhões para ser destinado a países afetados pelo aquecimento global.

A medida já é considerada histórica pelos especialistas. A destinação da verba, para o chamado “Fundo de Perdas e Danos”, beneficia países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

No entanto, haverá um valor mínimo para os países que forem menos desenvolvidos e para pequenas ilhas, que podem até desaparecer devido ao aceleramento da crise climática.

A destinação da verba para o chamado “Fundo de Perdas e Danos” concretiza o principal resultado da COP 27, realizada no Egito no ano passado, quando foi aprovada a criação do fundo. Mas naquela cúpula não foram definidos detalhes.

Quem vai pagar

246 milhões de dólares da União Europeia (1,2 bilhão de reais);

100 milhões de dólares dos Emirados Árabes Unidos (493,4 milhões de reais);

17,5 milhões de dólares (86,3 milhões de reais) dos Estados Unidos.

A conferência é realizada entre os dias 30 de novembro e 12 dezembro. Considerado o maior evento sobre meio ambiente no mundo, o foco da COP 28 será progredir nos compromissos climáticos já firmados desde o Acorde de Paris em 2015.

Por Davi Vittorazzi / Primeira Página

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar