Coxim confirma o primeiro caso da gripe H1N1
Outros quatro pacientes estão sendo investigados
Publicado em 07/07/2012 11:35
O município de Coxim já tem um caso da gripe influenza A, a H1N1, mais conhecida como a gripe suína, confirmado. A doença foi diagnosticada pela rede pública do município, mas a paciente foi transferida para Campo Grande.
Porém, este pode não ser o único caso. Outros quatro pacientes estão sendo investigados no Hospital Regional Álvaro Fontoura, conforme o diretor Rogério Souto. Em Campo Grande, a doença matou dois jovens recentemente.
Os sintomas da H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
O diagnóstico é feito por meio de testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias.
De acordo com os médicos, é extremamente importante evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação. Os princípios ativos fosfato de oseltamivir e zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e já utilizados no tratamento da gripe aviária, têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.
Pode te Interessar
Cidades
Operação da PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas em MSA Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Selfie Portrati, que investiga a atuação de uma organização criminosa no tráfico inte...
Últimas Notícias
Mais Lidas
- Mato Grosso do Sul Inmet mantém alerta de tempestade para 69 municípios de MS