Mato Grosso do Sul está sob alerta de perigo para baixa umidade do ar
O alerta é publicado após um fim de semana de refresco, com chuva e temperatura amena em MS
Publicado em 18/09/2024 16:02
O tempo seco deve atingir Mato Grosso do Sul novamente ao longo desta semana. Para esta quarta-feira (18), o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - publicou dois alertas de perigo para a baixa umidade do ar. O alerta mais severo, voltado para o leste do Estado, indica que a umidade do ar deve ficar na faixa dos 12%.
O alerta é publicado após um fim de semana de refresco, com chuva e temperatura amena em MS. Anteriormente, houve um longo período de estiagem, intensificando a quantidade de incêndios florestais e as más condições do ar no Estado.
Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde - a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o estado de atenção. Veja ao lado o alerta amarelo no mapa.
Fumaça também começa a voltar
Mais uma vez, Mato Grosso do Sul amanhece coberto de fumaça de queimadas de todo Brasil e países vizinhos. Nesta quarta-feira (18), ventos do sudeste favorecem a intensidade da poluição sobre o Estado.
Pela manhã, a cor laranja do sol identificava o “filtro” de fumaça em Campo Grande, epicentro da densidade empurrada pelo vento. Além dos ventos do sudeste, a fumaça também é proveniente de queimadas na Amazônia e países vizinhos, como Bolívia e Paraguai.
As imagens de satélite do Zoom Earth mostram a quantidade de massa que cobre as 79 cidades, misturada com aumento de nebulosidade. Foram apenas dois dias de tranquilidade, favorecidos pela chuva e frente fria.
Por Valesca Consolaro / Midiamax