Costa Rica 17 ℃

Hackers divulgam 2,2 bilhões de senhas de graça na Internet

Com centenas de gigabytes de informações pessoais de usuários, vazamento é considerado o maior da história da Internet

Publicado em 02/02/2019 17:00

Cerca de 2,2 bilhões de nomes de usuários e senhas estão vulneráveis. Os dados foram disponibilizados em fóruns e torrents gratuitamente por hackers. A maior parte dos logins foi revelada em vazamentos anteriores, incluindo violações ocorridas no Yahoo, LinkedIn e Dropbox, mas estão expostas também credenciais inéditas de ataques recentes.

Alguns acreditam que esse é o maior vazamento de informações privadas já visto na Internet. O caso surpreendeu especialistas, já que na maioria das vezes os criminosos vendem os dados, em vez de publicá-los de graça na web.

Tudo começou no início de janeiro, quando uma base de dados chamada Collection #1, com 773 milhões de nomes de usuários e senhas vazados, foi identificada pelo especialista em cybersegurança Troy Hunt. Depois, outros pesquisadores descobriram mais conjuntos de dados roubados, chamados Collections #2 a #5, que totalizam 845 GB e 25 bilhões de registros. Segundo os analistas do Instituto Hasso Plattner, de Potsdam, na Alemanha, há muitas credenciais duplicadas, mas ainda assim a segunda leva corresponde a quase o triplo da primeira. Os pacotes já circularam amplamente no “submundo hacker”.

O tamanho do vazamento é bastante significativo, no entanto, boa parte dos dados é antiga, oriunda de roubos realizados anos atrás e já noticiados. Outra parcela, porém, é novidade: 750 milhões de logins e senhas que, até então, não haviam sido divulgados, de acordo com a organização alemã. Eles sugerem que algumas das informações podem ter sido obtidas por meio de ações hackers automatizadas de sites menores, menos populares.

Fonte: TechTudo

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Tecnologia

Caixa lança campanha para estimular transações pelo celular

Para estimular os beneficiários de programas sociais a movimentarem recursos pelo smartphone, a Caixa Econômica Federal lançou quinta-feira (6) uma campanha ...