Figueirão recebe diagnóstico ambiental para a destinação dos resíduos sólidos
O engenheiro sanitarista e ambiental fez o levantamento do lixo no município
Publicado em 24/11/2011 10:59
O município de Figueirão recebeu na tarde de quarta feira (23), a visita do engenheiro Sanitarista Ambiental Neif Salim Neto, da Deméter Engenharia LTDA, empresa que está fazendo os estudos da destinação dos resíduos sólidos da região do Alto Taquari (MT) que estava acompanhado do Fiscal Ambiental e coordenador estadual de resíduos sólidos, João Mendes Silva Júnior.
Neif e João foram recebidos pela chefe de gabinete Marinalva Paniago Ferreira que representando o prefeito de Figueirão Getúlio Barbosa (PMDB) que não pode acompanhar a reunião por estar cumprindo agenda em Campo Grande.
O projeto do Governo Federal tem como meta até 2014 erradicar os lixões em todos os municípios do Brasil. O deputado Federal Edson Giroto (PMDB), destinou a emenda parlamentar para beneficiar os 11 municípios da sub-bacia do Taquari, totalizando uma área de 108.862 Km², representando 30,48% da área do Estado de Mato Grosso do Sul atingindo uma população de 206.189 habitantes.
O engenheiro sanitarista e ambiental, Neif fez o levantamento do lixo no município.
- Foram recolhidas nove amostras de resíduos sólidos de Figueirão, e chegamos a conclusão que, 48% são de matéria orgânica, 3% de vidro, 6% de metal, 3% trapos calçados e borracha, 4% papel, 11% plástico, 13% papelão, 12% outros. Figueirão tem geração média diária de 5m³ (cinco metros cúbicos) de resíduo sólidos. O que pode caracterizar uma geração per capita (kg/hab./dia) de 0.62, explicou Neif.
Já o coordenador técnico do COINTA - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari, Nilo Peçanha Coelho Filho, comentou a importância da realização do projeto.
- É um avanço, pois todos têm a ganhar com o projeto, para se ter uma ideia, essa região do Alto Taquari é a maior área de afloramento do aqüífero guarani. Os municípios que compõe essa área são: Figueirão, região do areado, Coxim, Costa Rica, Camapuã, Rio Verde do MT, São Gabriel do Oeste, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora, destacou Nilo.
O engenheiro Sanitarista Ambiental de Figueirão, Aquino Pereira de Oliveira também falou sobre a importância de realizar o projeto.
- Foi um trabalho difícil, exigiu muito empenho, porém o resultado foi positivo, superando as expectativas, saindo na frente de todo o País, lembrou Aquino.
O fiscal ambiental, João Mendes Silva Júnior falou quais serão os próximos passos até a execução do projeto.
- Primeiro é o levantamento de dados, depois apresentar as soluções, agora está em apresentação do diagnóstico aos municípios. O projeto provavelmente vai estar em execução em fevereiro do ano que vem, falou João.
O tenente do 15º Batalhão da PMA - Policia Militar Ambiental de Costa Rica, Anderson Ortiz comentou a importância da participação da população no projeto.
- Conscientizar os moradores para separar o lixo é essencial, pois nada adianta fazer um projeto de coleta seletiva sem a participação massiva dos munícipes, enfatizou Ortiz.
Também participaram da reunião a secretária de Educação, Cultura, Esportes e Turismo - Josimary Alves Almeida Anzilago, o secretário Saúde e Meio Ambiente - Jorge Roberto Mortari, o engenheiro agrônomo Fernando Barbosa, o secretário de Obras e Serviços Públicos - Idevaldo Almeida Pina, o coordenador de serviços de estradas e máquinas - Pedro Antônio Rodrigues e o empresário Édino Geraldino de Oliveira. (Com assessoria).
Pode te Interessar
Cidades
Operação da PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas em MSA Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Selfie Portrati, que investiga a atuação de uma organização criminosa no tráfico inte...