Costa Rica 24 ℃

Em Nota, secretária Adriana Tobal agradece equipe médica e a todos, inclusive a imprensa que lutou pela vida do costarriquense Tião Pipoca

Confira na íntegra a Nota de Agradecimento divulgada pela secretária de Saúde de Costa Rica

Publicado em 23/02/2016 11:40

Foto: Divulgação

Em nome do povo costarriquense, agradeço a equipe médica plantonista da FHCR - Fundação Hospitalar de Costa Rica/MS – Doutor Ricardo Coutrim, a enfermeira Katialine Carrijo e o motorista da ambulância Ailtu Pereira de Souza. Quero aqui parabeniza e agradece mais uma vez o empenho desta maravilhosa equipe que não mede esforços para salvar vidas!

Ao Wesley Campos da Silva e Tatiane Maria Campos Silva Rodrigues, filhos do senhor Sebastião Nogueira da Silva, 62 anos (in memorian) que vivenciaram as longas horas de angustia na porta do HU – Hospital Universitário - até conseguirmos com intervenção policial – não posso deixar aqui de agradecer o delegado de Polícia Civil Hoffman D'avila - mesmo que tarde demais, a vaga para o paciente no HR – Hospital Regional e ao promotor de Justiça de Costa Rica Bolívar Luís da Costa Vieira pelas sábias orientações.

Aos veículos de Comunicação do Estado de Mato Grosso do Sul TV Morena, TV Record, G1/MS, Campo Grande News, Midiamax News, Correio do Estado, Rádio Grande FM, Rádio Cidade FM 106,5, RCR Band, Rádio Comunitária, Rádio Portal News, Caarapó News, Diário Digital, O Estado Online, 24 Horas News, IDEST, Costa Rica em Foco, Hora da Notícia, MS Todo Dia, O Correio News, e ainda o G1/Nacional, Globo.com, e outros tantos, que reconheceram o trabalho de nossa equipe na luta para salvar a vida do senhor Tião da Pipoca como era carinhosamente chamado pelos clientes e amigos.

Aos vereadores da Câmara Averaldo Barbosa da Costa (presidente); Ailton Martins de Amorim (vice-presidente), Jovenaldo Francisco dos Santos (2° secretário), Aurea Maria Frezarin Rosa (primeira-dama e 1ª secretária), Ivanildo Ferrari ‘Didão’, Lucas Lázaro Gerolomo (líder do prefeito), José Augusto Maia Vasconcellos (vice-líder do prefeito) e Rayner Moraes que usaram a Tribuna na manhã desta segunda-feira (22) para expor o acontecido para a população e expressar o reconhecimento deles à Secretaria Municipal de Saúde.

Por fim agradeço a confiança que o prefeito Waldeli dos Santos Rosa depositou em mim para que eu pudesse recorrer a todos os meios possíveis para tentar salvar a vida do senhor Sebastião da Pipoca.

Adriana Maset Tobal, secretária de Saúde de Costa Rica

Omissão de Socorro

O paciente Sebastião Nogueira da Silva deu entrada por volta das 8 horas da manhã de domingo (21) na FHCR com insuficiência respiratória aguda, mieloma múltiplo e insuficiência renal crônica. Foi assistido na Sala de Estabilização até às 12 horas quando então a Central de Regulação Estadual liberou a vaga com a senha de número 0020702016 para encaminhamento do paciente ao HU, em Campo Grande – MS.

A ambulância saiu imediatamente com o paciente e a equipe médica de plantão para Campo Grande. Por volta das 16h30 o senhor Sebastião da Silva deu entrada na porta do Pronto Atendimento do HU. O paciente aguardou por cerca de 2 horas e ninguém o colocou para dentro da unidade hospitalar, o médico insistiu e nenhuma resposta.

O médico responsável pelo transporte entrou em contato com a secretária de Saúde de Costa Rica, Adriana Tobal, que imediatamente contactou a Diretora Técnica do HU e a mesma disse que não ia receber o paciente, que o hospital estava lotado e que a Central Estadual não poderia ter dado a senha de vaga para o HU.

Após mais essa negativa, a secretária Adriana Tobal comunicou a Secretaria Estadual de Saúde que o paciente estava há mais de 5 horas na porta do HU, “podendo o paciente vir a óbito, pois o respirador da ambulância poderia parar a qualquer momento, o ar condicionado já havia parado de funcionar e o Estado pediu pra que eu aguardasse”.

“Minha indignação é que conheço como funciona tudo lá dentro e eu desde às 18 horas estou pedindo para o Estado que me ajudasse foi a Regulação Estadual que liberou a vaga, por várias vezes supliquei ajuda e não me ouviram, por isso fui orientada a pedir para que a família registrasse um BO – Boletim de Ocorrência – até para que mais tarde possam ter um respaldo.

Infelizmente temos gestores e gestores, eu acima de tudo levo em consideração a vida do paciente, enquanto têm aqueles que só mexem com os papeis e não vivenciam a prática, nós tivemos que tomar medidas da qual me sinto muito mal como a que foi tomada hoje”, desabafou Adriana Tobal.

Depois de várias tentativas sem sucesso com os profissionais do HU, da Central Estadual de Vagas e com a Secretaria de Estado de Saúde, os familiares registraram o BO por volta das 22h00. O delegado plantonista Hoffman D'avila foi apurar o BO se deslocando até o HU, ele chegou à unidade hospitalar era por volta da meia noite e constatou que a ambulância ainda estava estacionada na porta do Pronto Atendimento com o paciente entubado e em coma.

Diante do fato, o delegado de Polícia ia decretar a prisão para o médico e para os enfermeiros do HU que recusaram receber o paciente, isso é considerado omissão de socorro, porém imediatamente o Estado disponibilizou uma vaga de UTI para o Hospital Regional. Devido ao grave estado de saúde do paciente, o delegado e sua equipe de investigadores escoltaram a ambulância com a equipe médica no trajeto do HU até o HR.

Ao dar entrada no HR, por volta de 1 hora da manhã, passado 20 minutos o paciente não resistiu e veio a óbito. “Um verdadeiro descaso por parte dos gestores, os municípios carecem de acesso nos hospitais onde tem maior resolutividade. Enfim foram 4h30 de viagem e mais 8 horas parados na porta do HU, chegamos a esse triste final. Sinto que cumprimos incansavelmente essa missão, mas sou solidária a família do seu Sebastião que durante toda essa trajetória presenciou junto com a equipe os momentos de angústias que passamos juntos. Parabenizo mais uma vez a equipe que acompanhou seu Sebastião, vocês são verdadeiros heróis”.

“Cada um tem uma opinião, um jeito, um pensamento e um modo de ser, mas precisamos aprender a respeitar a todos. Não julgue e não faça para o outro o que você não quer que seja feito a você”, finalizou a secretária Adriana Tobal.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar