Costa Rica 24 ℃

Médicos cubanos são apresentados aos vereadores e a população costarriquense

O prefeito explicou sobre como será a forma de atuação dos profissionais cubanos e esclareceu algumas dúvidas dos vereadores

Publicado em 22/04/2014 18:22

Foto: Willian Vicente - ASSECOM/PMMCR

Na tarde desta quarta-feira, 22 de abril de 2014, durante sessão ordinária realizada na Câmara Municipal, o prefeito de Costa Rica – Waldeli dos Santos Rosa, e a secretária de Saúde Adriana Tobal, apresentaram aos vereadores e a população os médicos cubanos, Pedro Daniel Chang Tamayo, Rodolfo Rivera Delisle e Rolando Yusel Serrano Rosabal que vão atuar nos ESFs – Estratégia de Saúde da Família.

Ao fazer uso da Tribuna, o prefeito explicou sobre como será a forma de atuação dos profissionais cubanos e esclareceu algumas dúvidas em relação ao pagamento de salários dos profissionais que chegaram em Costa Rica através do Programa Mais Médicos, criado pelo Governo Federal. “Quem pagará integralmente o salário dos médicos será o Governo Federal. A responsabilidade do Município é com alimentação e hospedagem, e nada mais. Foi firmado um contrato válido por três anos, que é uma norma do Ministério da Saúde, independente da nacionalidade do médico”, esclareceu.

Após a apresentação oficial o presidente da Câmara agradeceu a presença do prefeito, da secretária de saúde e dos médicos. “Agradecemos o prefeito Waldeli por, mais uma vez, visitar essa Casa de Leis e prestar esclarecimentos importantes. Essa integração entre os poderes Executivo e Legislativo, dialogando em alto nível e respeitando os limites de atuação de cada um dos poderes, é fundamental para avançarmos e tornar Costa Rica uma cidade cada vez melhor”, disse o presidente da Câmara, vereador Lucas Lázaro Gerolomo.

Na Tribuna, o médico Pedro Tamayo falou que a medicina é única em todo lugar. “Não importa o local de trabalho, o País. A medicina é única, é internacionalizada. Saímos de nosso País para fazer um trabalho médico e humanitário. Todos nós já trabalhamos em muitos países, como a Venezuela entre outros. Nossa experiência é grande, e vamos colocá-la à disposição da população de Costa Rica”.

Já o doutor Rodolfo Delisle tratou da estrutura encontrada em Costa Rica, e dá importância da atenção primária à saúde. “Hoje fomos visitar algumas unidades de saúde, e a estrutura oferecida é muito boa. São unidades muito boas, com enfermeiras preparadas, que dominam amplamente sua profissão. Temos toda a estrutura necessária e condições excelentes para o atendimento”. 

O médico falou ainda sobre a vinda ao Brasil. “Estamos muito contentes em estar no Brasil, onde o povo é muito alegre e nos recebeu muito bem. Queremos ampliar a atenção primária na saúde. Teremos uma atenção especial aos pacientes com doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes”.

“A sessão com a presença do prefeito, da secretária da Saúde e dos médicos foi muito proveitosa. A medicina de Cuba é reconhecida mundialmente. O Waldeli tem um tratamento absolutamente transparente com os vereadores. Sempre chama a todos para falar sobre projetos de interesse da população”, avaliou o líder do prefeito Averaldo Barbosa.

Fonte: ASSECOM/PMCR

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar