Costa Rica 21 ℃
Projeto “Ninhos na Comunidade” espalha casinhas para abrigar pássaros em Alcinópolis
Fotos: PMA/SEMDEMA

Projeto “Ninhos na Comunidade” espalha casinhas para abrigar pássaros em Alcinópolis

O projeto ambiental teve início no ano passado e é uma iniciativa dedicada à preservação do meio ambiente, à sustentabilidade e à saúde humana

Publicado em 01/03/2024 07:00

Em Alcinópolis/MS, o Projeto “Ninhos na Comunidade” idealizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente está instalando casinhas de madeira para abrigar ninhos de pássaros.

O projeto ambiental teve início no ano passado e é uma iniciativa dedicada à preservação do meio ambiente, à sustentabilidade e à saúde humana.

“A ação busca criar um ambiente acolhedor e seguro para as aves, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a importância da proteção da natureza e da conexão do homem com os pássaros”, explica o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Nahur Tito Queiroz de Britto.

Conforme o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo, “o ninho implantado na palmeira da SEMDEMA - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente - em 2023, já está sendo ocupado por um casal de Araçari-Castanho, tucano de tamanho menor, que mede 43 centímetros de comprimento e pesa entre 220 e 310 gramas”.

A primeira etapa do Projeto “Ninhos na Comunidade” terminou na última quinta-feira (29), já a outra etapa visa trabalhar a educação ambiental nas escolas para incentivar os alunos a proteger as espécies de aves existentes na região.

Os 10 ninhos artificiais foram instalados em locais estratégicos do município, incluindo a Praça Central, Prefeitura Municipal, Hospital e a SEMDEMA com o objetivo de reforçando o compromisso com a educação ambiental e o envolvimento da comunidade local, além de preservar as espécies de aves silvestres da região, monitorando e oferecendo condições para que elas se reproduzam e voltem para a natureza, conservando assim sua espécie. (Com informações Assessoria de Comunicação PMA/SEMDEMA).

Costa Rica em Foco

Confira a Galeria de Imagens:

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar