Costa Rica 27 ℃

Urnas para o segundo turno serão entregues até amanhã em Campo Grande

Ao todo, para a Capital foram preparadas 2.209 urnas de votação e 207 de contingência

Publicado em 27/10/2022 09:55

Foto: Marcos Maluf

A entrega das urnas eletrônicas na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e em outras duas Zonas Eleitorais de Campo Grande começou, nesta quinta-feira (27), no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, e segue até às 19h, de amanhã (28). Na 35ª Zona Eleitoral foram entregues 394 urnas, serão 45 locais de votação e 1800 mesários.

Ao todo, para a Capital foram preparadas 2.209 urnas de votação e 207 de contingência. Já no Estado são 6.912 e 1.176, respectivamente.

O servidor da 35º zona eleitoral do Tribunal, Leonardo Vieira Alcântara, explica que primeiro é feito a identificação, passado o material de higiene dele, o reembolso da gasolina, dinheiro da alimentação e todos os matérias que compõe uma seção.

Feito isso, a urna é entregue, “nós ligamos ela para mostrar que está em pleno funcionamento. Ela é travada e só funciona a partir das 6h no dia da votação”, explica

“A urna vem em uma caixa, condicionada e pronta para guardar. Ele [presidente de sessão] deixa na casa dele em um lugar seguro. E no dia, leva para o local de votação. Às 6h a urna vai receber um código para começar a votação. Caso de algum problema nós temos os técnicos de urna, são equipes que vão até o local para resolver”, completa.

O professor, Danilo Garcia, de 33 anos, é presidente da sessão 480. Em 2008 tirou o título e foi convocado para mesário.

“Eles perguntam se voluntariamente se candidata ao trabalho eleitoral, eu falei que sim, e um tempo depois chegou a carta de convocação. É um processo democrático, alguém tem que trabalhar para contribuir com os demais, envolve uma questão de empatia, envolve uma questão de atenção ao próximo”, destaca.

O presidente de urna recebe os materiais da sessão (lista de candidatos, adesivos com horários, recomendações); caderno de votação com a lista de todos os eleitores da urna recebida; Kit de higiene (máscara, papel higiênico, álcool e lenço umedecido)

Por Izabela Cavalcanti e Bruna Marques - Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar