Costa Rica 21 ℃

Tradicional Festa do Senhor do Bom Jesus continua nesse final de semana

A festa será realizada no período de 04 a 07 de agosto

Publicado em 05/08/2011 16:56

Capela do Senhor do Bom Jesus (Foto: Luciana Aguiar)

Começou na quinta-feira (04), as festividades da 74ª Festa do Senhor do Bom Jesus da Capela, em Costa Rica-MS. A festa será realizada no período de 04 a 07 de agosto, na Comunidade da Capela com entrada gratuita.

Conforme os organizadores da festa, o evento tem a intenção de resgatar a tradição religiosa na devoção ao Santo Fujão, e ainda, realizar benfeitorias no salão paroquial da comunidade.

A festa é uma realização da Comunidade Bom Jesus da Capela, pároco Fabrício Pinheiro e os festeiros Adaiza/Adriano e Ronaldo/Ilza com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente juntamente com o comércio local.

- O objetivo da Festa é resgatar a tradição religiosa e turística do nosso povo e região na devoção ao “Santo Fujão”, além de angariar recursos para a comunidade, declara o festeiro Adriano.

No ano de 2010, a programação variada garantiu o sucesso da festa que reuniu cerca de oito mil pessoas. A caminhada da fé, a romaria do “Santo Fujão” acontece na madrugada de domingo (07), de Costa Rica à Capela, os fieis irão percorrer aproximadamente 30 quilômetros.

Lenda
A história do Santo Fujão é igual à colonização da região de Costa Rica e começou por volta de 1838, com a vinda do major Martim Gabriel de Melo Taques e sua esposa, que fugiram da Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul. O casal chegou pelo rio Taquari ao Chapadão de Baús, tomou posse da terra e fundou a Fazenda Santo Antônio dos Dois Córregos.

A tradição religiosa da família do major foi mantida pelos moradores da região, que resolveram construir uma nova igrejinha para os santos. A outra já estava caindo, de tão velha.

No dia seguinte à mudança das imagens, a surpresa: o Senhor Bom Jesus havia “voltado” para a antiga capelinha. Assombrados, os moradores levaram o “Santo Fujão” novamente para a igreja construída, mas o fato se repetiu por inúmeras vezes.

Até os dias de hoje os fiéis juram que o Santo fugiu da capela algumas vezes. A lenda diz que todas as noites a imagem desaparecia do altar e reaparecia em uma fazenda, a 5 km do local.

Para resolver de vez a questão, evitando novas “escapulidas”, os devotos então, decidiram cortar os pés da imagem do Senhor Bom Jesus.

Hoje a Capela é visitada por pessoas de toda parte, que vêem atrás de bênçãos do Senhor Bom Jesus ou o Santo Fujão.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar